sábado, 16 de janeiro de 2010

EXCLUSIVO - ENTREVISTA COM WILSON KATAKURA

Dessa vez o meu entrevistado é WILSON KATAKURA,sócio do Toshi e portanto também dono da EVEREST VIDEO!



Acompanhem:
.
Guedes – Primeiramente queria lhe agradecer por você ceder uma entrevista comigo tão gentilmente.

Vamos as perguntas;
.
Guedes – Como e quando surgiu o seu interesse em trabalhar com seriados japoneses?
 
KatakuraDeve ter sido nos meados de 1986, quando na ocasião o Sr. Toshihiko Egashira foi ao Japão pesquisar novos produtos para o mercado de video que estava em ascensão no Brasil.
 


Guedes – Conte-nos como o Sr.conheceu Toshihiko Egashira e como se tornaram sócios no ramo de seriados japoneses. Como era essa sociedade? Quem era a ponte e quem era o financiador? Os direitos custaram muito caro?

Katakura
-
Nos conhecemos mais ou menos em 1984 quando ele tinha uma locadora de video na Liberdade que se chamava Golden Fox. A sociedade existia muito antes dos seriados e era de igualdade de condições.
 


 Guedes – Antes de entrarem de cabeça nesse mercado aqui no Brasil, vocês fizeram um estudo do sucesso dessas séries lá fora? Como era feita a escolha para trazer determinada série? Vocês chegaram a ir para o Japão? Conheceram os estúdios da Toei Company? Chegaram a ver a gravação de algum seriado licenciado? Qual?

Katakura
Não houve nenhum estudo, apenas feeling para o negócio, de mérito total do Sr. Egashira. As primeiras séries adquiridas foram o Jaspion e os Changeman e depois seus sucessores. Conhecemos sim os estúdios na cidade de Osaka no Japão, inclusive tive o prazer de acompanhar a gravação de algumas cenas de um seriado que estava sendo filmado na época, acho que era o Black Kamen Rider.
 

 
Guedes – Ao que se sabe, a Everest Video não tinha nenhum vínculo ou relação próxima com a direção da Rede Manchete, apenas mantinham negócios. Nenhuma rede de tv quis saber das séries. Por que o senhor acha que a Rede Manchete aceitou? Conte-nos detalhes das negociações.
Katakura
-
Durante vários anos tivemos que peregrinar pelas emissoras de tv, quase que implorando a colocação dos mesmos na tv, até que certo dia o Sr. Jaquito* ( não sei se está escrito de maneira correta ), então diretor da Manchete no RJ aceitou colocá-las no ar permutando por espaços comerciais.
.
*Nota: Pedro Jack Kapeller, vulgo Jaquito era sobrinho do Sr. Adolpho Bloch.

Guedes – Conte-nos detalhes sobre o circo show Tokyo space. De quem foi a idéia de realizar shows ao vivo com os heróis?

Katakura
Não sei dizer ao certo se houve um idealizador do show ao vivo, apenas importamos a idéia, pois estes shows eram realizados no Japão. O que mudou foi o roteiro do show, sendo que o primeiro foi escrito e dirigido por um ator, desculpe, mas não consigo lembrar do nome dele.A estréia aconteceu no Palácio de Convenções do Anhembi, inclusive com a participação da Angélica, não lembro em que ano. Só alguns meses depois é que se pensou em montar um circo para fazer as apresentações mambembes dos heróis. Foi um grande sucesso!



Guedes – E porque não escalaram os mesmos dubladores dos seriados na hora de montar os shows?
 

KatakuraAcho que foi por conta de custo, não lembro.
.
.

Guedes – Quem escreveu e quem dirigiu os shows?
 

KatakuraNão lembro o nome dele, é até uma injustiça, mas não consigo lembrar*
.
*quem dirigiu e escreveu o primeiro show foi NELSON MACHADO FILHO




 Guedes – O Sr. ainda tem contato com alguém da época (vide Adriel de Almeida,o homem que é conhecido entre os fãs como o Jaspion Brasileiro) ?

Katakura
Apesar de ter perdido contato assíduo com o Adriel, sou padrinho de casamento dele, gosto e admiro muito o trabalho dele.Quem ainda tem uma convivência pessoal muito intensa é o diretor técnico do show o Sr. Mestre Li Wing Kay, nos encontramos todas as sexta feiras para nos divertir.

Guedes – O Sr. saberia nos dizer quais as armaduras vocês trouxeram do japão?
 

KatakuraJaspion, Changeman, Spielvan, Metalder, entre outros heróis e vilões



Guedes – Sabemos que nos seriados são utilizados dois tipos de armaduras, uma de ação feita de um material mais maleável, e outra de close feita toda de fibra de vidro. Vocês trouxeram os dois tipos de armaduras? Foi difícil de trazê-las? Custaram muito caro?
 

KatakuraTrouxemos as de fibra de vidro. Tive que trazer na bagagem acompanhada de avião. Não, a Toei cedeu-as gentilmente
.
Guedes – Quais foram os destinos dessas armaduras? Em entrevista para Toshi nos disse que ainda guarda algumas partes das armaduras feitas em fibra de vidro. O Sr. também guardou alguma armadura?

Katakura - Não sei que destino levaram, eu não fiquei com nada
 


Guedes – Porque, mesmo com o sucesso do circo show, os espetáculos cessaram?
É verdade que havia um projeto de expansão dos espetáculos e que turnês programadas foram todas canceladas devidos a desacordos entre o Sr. e o Toshi?

Katakura - Acho que as pessoas falam demais, como em qualquer negócio existe um momento que é melhor parar, por inúmeras razões. Foi bom enquanto durou, coletamos experiências e aprendemos bastante com isso
.


 Guedes – Existem boatos que o Sr. haveria se desentendido com o Toshi e que por isso acabaram com a sociedade. Essa seria a explicação para o Toshi ter fechado a Everest Video e fundado a Tikara filmes sozinho. O que é verdade e o que é mentira sobre isso? Porque o Sr. decidiu acabar com a sociedade com o Toshi?

Katakura
Como disse anteriormente, as pessoas falam o que querem. Cada um resolveu seguir o seu caminho, só isso. Negócios são assim mesmo.

Guedes – Infelizmente outros seriados acabaram tendo uma distribuiçao desastrosa feita por empresas concorrentes aventureiras. Uma trilogia chamada Policiais do Espaço (GAVAN, SHARIVAN, SHAIDER) foi a que mais sofreu com isso, sendo dois dos seriados importados diretamente pela Rede Globo e um terceiro por uma empresa chamada Oro Filmes. A Toei Company chegou a lhe oferecer essas três séries?

Katakura
-
Não sei de nada sobre estas séries.A Toei não ofereceu .




Guedes – O Sr. tem ou tinha contato com o proprietário da tal Oro Filmes (que também trouxe Goggle Five e Machineman)?

Katakura
Se tinha não me lembro mais. Daquela época lembro-me bem do Sr. Nelson Sato




Guedes – Vocês participaram do processo de dublagens dos seriados da época? Chegaram a fazer testes para ver qual a melhor voz se encaixava no personagem? Alguns nomes foram modificados, como na série Kamen Rider Black em que o protagonista principal se chamava Kohtaro Minami e na dublagem ficou Issamu Minami. Essas adaptações foram feitas por vocês?Porque elas foram feitas?Porque não deixar os nomes no original?

Katakura
-
Acompanhei sim as dublagens, mas não me recordo de alterações dessa natureza. Caso tenham ocorrido, talvez tenham sido feitas para melhor adaptação labial ?? ( não sei ).

 

 Guedes – Porque o seriado Spielvan foi lançado como o nome de Jaspion 2 se na própria série o herói era chamado de Spielvan? O mesmo aconteceu com a série Kamen Rider Black, que foi lançada com o nome de Blackman, erroneamente na serie o herói era chamado de BLACK KAMEN RIDER. Nos explique o porque dessas adaptações.

Katakura
Na ocasião nos pareceu mais fácil colocar nos novos seriados, afinal Jaspion era um sucesso de audiência.Quanto ao Kamen Rider, simplesmente por ser mais simples guardar Blackman, do que o nome original.Pelo menos na época nos pareceu coerente. Talvez hoje tivéssemos tomado uma decisão diferente

.

Guedes – Após o Sr. deixar de ser sócio do Toshi ,com quem ficou os direitos de licenciamento dos seriados? (Vide jaspion e changeman). O Sr. ainda tem direitos a algum seriado? Qual?

Katakura
-
Os direitos foram concedidos para a Everest, e como o Sr. Egashira ficou com a Everest, ele ficou com os direitos. Não tenho direito sobre nenhum dos seriados.





Guedes – Na época da Everest Video, vocês chegaram a comprar algum seriado sem que o mesmo tenha sido lançado na TV ou em vídeo? Existe uma lenda de que vocês teriam comprado series como TURBORANGER, LIVEMAN e BIOMAN e que alguns episodios chegaram a ser dublados mas nunca exibidos. De fato isto ocorreu?
 

KatakuraNão, falatório apenas.
..
Guedes – Após o fim da sua sociedade o Toshi fundou a TIKARA FILMES e continuou no mercado de seriados japoneses. Na época, porque o Sr. não aproveitou o sucesso dessas séries e licenciou outras para concorrer com o Toshi?
 

KatakuraSe decidimos seguir caminhos diferentes, porque fazer concorrência no mesmo mercado ? Seria incoerente de minha parte.

 


Guedes – Com quem ficou o acervo das masters, fitas betacam, u matic, 1polegada,da Everest Video? O sr. ainda guarda algum material da época? Comerciais, propagandas, seriados dublados? Masters?
 

KatakuraSe o Sr. Egashira não jogou fora, estão com ele.
.
*ver entrevista com TOSHIHIKO EGASHIRA

Guedes – A quem pertence os direitos das dublagens das séries da EVEREST VÍDEO? O Sr. as venderia para terceiros caso alguém quisesse lançar essas séries em DVD?
 

KatakuraQuem poderia vender seria a Everest, não eu.



 Guedes – Black Kamen Rider, Spielvan e Jiban não tiveram seus finais exibidos na Rede Manchete, o mesmo aconteceu com a série Cybercops, da Sato Company. Recentemente o Sr.Nelson Sato (Sato Company) liberou para os fãs os dois ultimos episodios dublados dos Cybercops! Após esse fato surgiu um boato que os finais de suas séries chegaram a ser dublados, mas não foram exibidos pela Rede Manchete, assim como a série Cybercops. O sr. confirma isso? De fato esses finais foram dublados? (Toshi nos disse que o seriado Spielvan foi dublado por completo, mas que não foi exibido por uma estratégia de marketing, pois ele pensava que assim o produto duraria mais no mercado). O Sr. confirma essa informação? O Sr. teria essas dublagens?
 

KatakuraTenho certeza que foram dubladas, afinal contratávamos a dublagem com a Álamo do seriado completo.Quanto a decisão de estratégias, acho isso um pouco confuso, mas acho que foi mais uma decisão da própria Manchete, não nossa. Não tenho mais nenhum material da época.

 

Guedes – O Sr. acredita que existe mercado de saudosismo no brasil? Acredita no potencial dessas séries da Everest Video no mercado de DVD??
 

KatakuraTudo é possível. O seu site tem tido bons acessos ? Tudo é business.
.
Guedes – Porque um gênero de tanto sucesso, como foram os seriados de Tokusatsu no brasil, perdeu seu espaço na TV e na mídia?
 

KatakuraEu acho que foram diversas as razões: exposição excessiva sem critério, falta de conhecimento de mercado; saturação de produtos similares, enfim, um conjunto de pequenos acontecimentos.

 

Guedes – Na época, vocês lançaram brinquedos pela GLASSLITE, não havia interesse de importar os bonecos japoneses?
 

KatakuraOptamos em seguir o caminho do licenciamento, lembre-se que estavamos em 1990, há 17 anos falar de licenciamento era bicho de 7 cabeças

Guedes – Na época, porque a Glasslite lançou bonecos do Jaspion com o corpo do boneco do ROBOCOP? O Sr. saberia nos dizer o porque de tamanha ausência de qualidade desses produtos, em especial do boneco do Jaspion supracitado?
 

Katakura - Investir em moldes na ocasião talvez não garantiriam o equilibrio necessário para uma operação naquela época. Falar hoje de acontecimentos de 17 ou 20 anos é muito complicado.



Guedes – Com tamanho sucesso de suas produções japonesas, o Sr. não pensou em extrapolar o mercado de vídeo e licenciar algum mangá?
 

KatakuraFizemos um pequeno ensaio com a Editora Abril Jovem, algumas edições foram lançadas no mercado, mas ficou pelo meio do caminho.Lembro também que existia uma expectativa de fazer alguma coisa com o Paulino e uma outra pessoa da Associação de Mangás, mas não vingou.
.
.
Guedes – Qual sua atual relação com Toshihiko Egashira? O Sr. tinha ou tem contato com Nelson Akira Sato ou algum outro concorrente seu da época? Saberia nos dizer quem era o dono da TOP TAPE?
 

KatakuraInfelizmente nunca mais nos vimos. Quanto ao Nelson, tivemos um breve encontro nos anos de 2003 e 2004 quando ele estava na direção de uma programa de pesca esportiva no SBT, que se chamava ECOPESCA, depois disso nos distanciamos novamente não lembro o nome da pessoa da TOP TAPE, lembro apenas que eram um casal que moravam no RJ.
.

Guedes – Atualmente com o que o SR. trabalha? O Sr. não pensa em voltar a trabalhar com seriados japoneses? Algo como trabalhar com um novo Jaspion, um novo Changeman? Ou mesmo trabalhar com essas séries antigas no mercado de
DVD? Haveria essa possibilidade?
 

KatakuraExerço minha atividade agora no mercado de pesca esportiva, dirigindo o grupo Sugoi Big Fish.
.
www.sugoibigfish.com.br
www.pescaalternativa.com.br
www.allfishing.com.br
www.aicas.net
www.brazilfishingshow.com.br

Não, nunca pensei nisso.
.

 Guedes – E pra finalizar,o Sr. se arrepende de ter feito ou de não ter feito alguma coisa em relação a essas séries? Qual balanço você faria da sua trajetória como empresário desse meio? Que conselho você daria para uma pessoa caso ela queira entrar nesse mundo de negócios para trabalhar com essas séries?
 
KatakuraTenho como convicção:  nunca me arrepender das coisas que fiz, apenas das quais deixei de fazer.Tenho certeza que trabalhar com os heróis foi a coisa mais gratificante que fiz na minha vida, além de boas lembranças, vivendo momentos de muita felicidade e também oferecendo momentos de muita alegria para milhões de crianças na época. Sem falar que aprendi muito e se estou hoje onde estou, foi graças às experiencias adquiridas daquela época.
.

EXCLUSIVO - ENTREVISTA COM TOSHIHIKO EGASHIRA


Galera é com muito orgulho que eu, Luiz Guedes, apresento para vocês uma entrevista INÉDITA com Toshihiko Egashira, dono da Everest Vídeo/Tíkara Filmes!!


Guedes - Primeiramente queria lhe agradecer por você ceder uma entrevista comigo tão gentilmente.

Vamos às perguntas:

Guedes – Em outras entrevistas o Sr. disse que trabalhar com seriados japoneses aconteceu quase que por acaso mas que foi, digamos, um negocio da China. Sabemos que empresas americanas para licenciar filmes para outros paises acabam fechando pacotes com outros titulos menos expressivos, ou melhor, encalhados, para forçar os distribuidores a comprar tais titulos. Com Jaspion e Changeman por exemplo, houve algo semelhante? Tipo um pacote com animes ou outro tipo de produção como condição para licenciamento desses dois seriados? Conte-nos mais detalhes das negociações na época.

ToshiNão foi por acaso, na época eu tinha uma video locadora no bairro da liberdade que alugava fitas japonesas, e dentre estas haviam esses tipos de seriados, que faziam muito sucesso. Por esse termômetro resolvi apostar neste negócio. Como a negociação destes seriados (Jaspion e Changeman), que foram precursores, na ocasião não houve nenhum tipo de exigência nem pacote, e sim, do mercado brasileiro não havia nenhuma procura de adquirir os seriados, por este motivo, a negociação na época foi bastante tranquila.


Guedes – Sabemos que o sucesso de Jaspion e Changeman não era esperado nem pelo senhor e seus sócios, mas que lhes surpreendeu marcando uma geração inteira com produtos derivados, brinquedos e a invasão desse gênero de seriado no país. Mesmo tendo tanto sucesso, parece que o Sr. desistiu de trabalhar com essas series. O senhor nao pensa mesmo em trazer pelo menos as series antigas agora em DVD em nosso pais? Haveria alguma possibilidade?

Toshi - Se na época não houvesse uma boa probabilidade de sucesso, nem eu, nem ninguem apostaria bancando um jogo tão alto (compra dos direitos, importação das masters, fitas de m.e, traduções e versões, masterizações, etc). Com a audiência que alcançamos, licenciamos muitas linhas de produtos como todos sabem. A desistência foi uma consequencia de falta de espaço
(programas diurnos estão lotados de programas de culinária e afins que interessam atualmente às emissoras de tv) e também o público infantil da época parecia estar cansado deste gênero. No início atingimos uma pontuação de 12 a 15 pontos, e quando
tirei do ar estava em torno de 1 a 2 pontos, isto não interessa a ninguém, nem a emissora, fabricante de brinquedos e nem a mim. O lançamento em DVD pode ser interessante, desde que lançado por uma empresa preparada neste ramo, e que este seriado não seja o único produto. Hoje não penso em trabalhar neste ramo de negócio, por enquanto.

Guedes – É incontestável que as emissoras na época, como você mesmo disse em outras entrevistas, tinham um olhar fechado para essas séries. Globo, SBT e Band recusaram de cara a proposta da Everest Video de passar as produções. A única rede de tv que tomou a iniciativa foi a Rede Manchete.Houve algum tipo de contrato especial com essa emissora que lhes desse tanta vantagem em vincular esses seriados na grade de programação? O Sr tinha alguma relação proxima com o Sr Adolpho Bloch ou alguém influente na emissora?

ToshiA minha relação com o Sr Adolpho Bloch era extritamente
comercial, sem nenhum vinculo especial; A negociação foi fechada na época dentro dos moldes que aconteciam.


Guedes – Ainda com o tema Rede Manchete. À beira da falência essa emissora chegou a reprisar os seriados Hikari Sentai Maskman e Sekai Ninja Sen Jiraiya. Maskman era da Everest Video e Jiraiya da Top Tape. O Sr. autorizou a Rede Manchete a reprisar Maskman e renegociou com a Toei os direitos de Jiraiya para eles exibirem, ou eles colocaram no ar mesmo sem direitos?

Toshi - Os direitos do Jiraiya na época que a Rede Manchete reprisou junto com Maskman, eram meus e eu autorizei-os.


Guedes – Conte-nos sobre o Circo Show Tokyo Space. Como surgiu a idéia de se fazer circo shows com os herois pelo brasil? E porque, mesmo com o sucesso do circo, os shows pararam? Havia previsão de turnês pelo Brasil?

ToshiAntes do circo, iniciamos o show (live) copiando o que acontece no Japão, fazendo shows ao vivo em ginásios, e antes mesmo do circo fizemos o show em São Paulo no Anhambi, em Belo Horizonte no Minerinho, Porto Alegre, etc, e numa das ocasiões recebemos convite de fazer show dentro do circo (Bartollo), foi uma ótima experiência e resolvemos montar a nossa trupe. O circo perdurou por 3 anos, tempo aproximado das melhores pontuações dos seriados.

ToshiHavia sim, nós fizemos os Estados: SP, RJ, PR, MS.



Guedes – Foi fácil conseguir as armaduras originais do seriado para os shows dos heróis? Elas custaram muito caro?

Toshi -Foi fácil conseguir as armaduras mas muito difícil de transportar até o Brasil, o custo dela estava vinculado a participação da renda das bilheterias.


 Guedes – Ano passado eu entrevistei Adriel de almeida, que participou do circo show Tokyo space como dublê do JASPION e de varios outros heróis! Ele me disse que não sabe do paradeiro das armaduras utilizadas nos shows. Recentemente foi publicada uma foto sua junto com alguns produtos da antiga Everest video. O que chamou a atenção dos fãs foi a presença do capacete do Solbraver -Solbrain- e do Red Mask -Maskman- na foto com o Sr. O sr. ainda guarda as armaduras? Qual o paradeiro delas? O sr.as venderia?

Toshi - Não, não tenho o direito de vender as armaduras e ainda guardo os que foram fabricados em materiais rigidos como fibra de vidro. Nos que foram utilizados materiais como pano, EVA, napas, etc foram todos deteriorados.


Guedes – O Sr. fundou a Everest Vídeo sozinho? Quem foi Wilson Katakura? Existem boatos que o Wilson era seu sócio e braço direito na Everest vídeo, e que devido a alguns desentendimentos entre vocês, o sr. decidiu fechar a Everest vídeo e fundar sozinho a Tikara Filmes! O que é verdade e o que é mentira sobre isso?

Toshi - Não, foi junto com o Wilson que éramos sócios. Na dissolução da sociedade alguem tinha que dar continuidade nas negociações com a Toei Co e o link com eles era eu, por esse motivo fiquei com a Tikara filmes que deu continuidade no trabalho.


Guedes – Infelizmente outros seriados acabaram tendo uma distribuiçao desastrosa feita por empresas concorrentes aventureiras. Uma trilogia chamada Policiais do Espaço (GAVAN, SHARIVAN, SHAIDER) foi a que mais sofreu com isso, sendo dois dos seriados importados diretamente pela Rede Globo e um terceiro por uma empresa chamada Oro Filmes. A toei company chegou a lhe oferecer essas três séries? O Sr tem ou tinha contato com o proprietário da tal Oro Filmes (que tambem trouxe Goggle Five e Machineman)?

ToshiNa ocasião do sucesso do Jaspion e Changeman, estes seriados citados aproveitaram o vácuo do mercado e colocaram nas emissoras concorrentes, e como pode ver eram seriados mais antigos, e na época a Toei já tinha vendido os direitos para outros países, o que incluia o Brasil. E não conheço os proprietários.


  Guedes – Uns tempos atrás um fã entrou em contato com a top tape para procurar informaçoes sobre os LPs lançados por eles com musicas de Jiraiya, Lionman, Jiban, Changeman e Jaspion. O setor administrativo disse ao tal fã que esses LPs foram lançados sob encomenda da empresa Japonesa. Afinal, foi a toei que lançou esses LPs no Brasil ou foi a Everest Video e a propria top tape (no caso das séries deles)?

ToshiForam lançados através da Top Tape, licenciados pela Everest.


Guedes – Agora falando dos LPs. Algumas series tiveram LPs lançados com as músicas adaptadas para o Português. Em um LP do Blackman observamos duas músicas de dois seriados que nunca passaram aqui, Choudenshi Bioman e Taiyou Sentai Sun Vulcan. Por que motivo essas músicas foram parar esses LPs?

Toshi - Eram músicas de seriados que estavam no nosso catálogo de lançamentos futuros, que por algum motivo foram retirados do projeto.



Guedes – É sabido que as séries vinham em película que depois de dubladas passavam para fitas beta MASTERS.Um ex-funcionario da Everest Video alega extra-oficialmente que muitas fitas MASTERS com dublagens de varios titulos da antiga empresa eram jogados fora. Disse até que talvez não existam mais cópias dubladas dessas series. O Sr guarda todas as séries e filmes completos em seu acervo com todas as dublagens, ou a informação de que esse material estaria perdido é procedente?

ToshiTodas as fitas chegavam no formato magnético ( U-matic,1polegada, Betacam) e masterizado na fita que interessava; e todas masters dubladas estão guardadas.


Guedes – Black Kamen Rider, Spielvan e Jiban não tiveram o seus finais exibidos na Rede Manchete, o mesmo aconteceu com a série CYBERCOPS, da SATO COMPANY. Recentemente o Sr.Nelson Sato, da Sato Company, liberou para os fãs os dois últimos episódios dublados dos Cybercops! Após esse fato surgiu um boato que os finais de suas séries chegaram a ser dublados, mas não foram exibidos pela Rede Manchete, assim como a série Cybercops. O sr. confirma isso? De fato esses finais foram dublados?

Toshi - A série Spielvan não teve exibido o último capítulo por uma tentativa de não envelhecer o seriado, que muitas vezes repetia o filme. E do Black Kamen Rider o último capítulo não chegou por erro da administração. O Jiban não era o meu seriado.


Guedes – Mesmo com o sucesso de seriados como Changeman, Jaspion, Kamen Rider. Porque você não comprou os filmes e especiais dessas séries na época?
 
ToshiA compra de qualquer edição especial significava mais investimentos e riscos, para ter retorno não bastava atender os pedidos dos fãs dos seriados, tinha os lados dos fabricantes de produtos.



Guedes – Porque o Sr. vendeu os direitos das séries Kamen Rider Black RX, Metalder e Spielvan para a SABAN ENTERTAINMENT montar os VRTROOPERS e MASKED RIDER? Foi uma decisão sua ou eles lhe obrigaram? O Sr. se arrependeu?

Toshi - Não, ninguém me obrigou e nem me arrependi, foi uma decisão técnica e a transação valeu a pena (financeiramente).

Guedes – Caso tenha vendido essas séries para a Saban, o sr ficou com algum material delas, correto? Presumo que foram vendidos somente os direitos autorais, ou estou errado?

Toshi - Como o Saban ficou com o direito mundial exceto no Japão, os materiais foram entregues todos ao Sr Saban.

Guedes – A Saban não existe, faliu. Logo as séries que o Sr. vendeu podem ser exibidas novamente. Os direitos dessas series ainda lhe pertecem?

Toshi - Não, os direitos autorais após expirar a sua validade volta-se ao produtor original, que seria a Toei Co.


Guedes – O sucesso de Changeman foi tão grande quanto o de Jaspion. Até hoje Jaspion é relembrado na televisao por artistas como Faustão, que sempre que falam de japoneses acabam citando o nome do herói. Changeman chegou a ser referenciado em um programa dos Trapalhões na Rede Globo nos anos 90, dando indícios de que a Globo reconhecia o sucesso dos herois coloridos. Em algum momento a Rede Globo chegou a procurá-lo para comprar algum seriado, quem sabe tirar da manchete os direitos de Changeman e Jaspion?

Toshi – Na época não.

Guedes – A Everest Vídeo trouxe Comando Dolbuck, Turma do barulho e tentou trazer Doraemon. Como empresário, como você avalia o retorno das animações japonesas na época de Jaspion? Chegaram a lhe oferecer o animê CAVALEIROS DO ZODIACO. Porque o Sr. não se interessou pela série? Seria pelo baixo retorno dos animês que a Everest teve na época?

ToshiTudo teve seu momento certo, naquela época não só os telespectadores mas todo o resto das pessoas que faziam parte (licenciadores, exibidores, jornalistas, empresários, etc) acreditavam nestes tipos de filmes (live action). O seriado Cavaleiros do Zodiaco foi oferecido sim, mas não enxerguei na ocasião o modo de trabalhar com este seriado.

Guedes – Corre uma historia de que o senhor teria comprado os direitos de Jiraiya da Top Tape. Isso ocorreu de fato ou é só um boato? O senhor tem as películas ou as submasters dessa série em seu poder? E qual o destino que tomou a série Jiban? O senhor não quis comprá-la também?

Toshi - Jiraiya sim, e as submaster estão guardadas,o Jiban não me interessei e não sei o destino da série.

Guedes – Os seriados importados pela Everest e Tikara filmes há quase 20 anos nao passam na tv nem são relançados. Quando exibidos pela ultima vez na Rede Manchete (1999), as series MASKMAN e JIRAIYA apresentavam falhas horriveis no audio e na imagem, como se as fitas estivesse mal conservadas. O senhor tem todos os seriados que trouxe pro Brasil ainda com as dublagens? E caso alguem queira lançar essas series em DVD no mercado brasileiro, o senhor venderia os direitos das dublagens?

ToshiOs defeitos de audios ou imagens pode ter ocorrido pelo números de reprises que eram feitas, as fitas estavam cansadas. O direito da dublagem é um pouco mais complexo, não depende só da minha vontade, preciso checar a lei da época e do contrato de dublagem que foi feita.


 Guedes – Como empresário, o Sr. acha que séries consagradas como Jaspion, Changeman, Black Kamen Rider e Jiraiya trariam retorno caso fossem lançadas em DVD?
 
ToshiO sucesso destas séries é um pouco duvidosa, as crianças de hoje vivem num mundo diferente daquela época, hoje temos internet, games ágeis e poderosos, etc
.
Guedes – Falando em Bioman, o Sr Chegou a comprar esse seriado, correto? Chegou a ser dublada essa serie ou quando o Sr escolheu changeman para ser lançado primeiro mandou dublar so essa mesmo?

Toshi - Só dublamos o Changeman.

Guedes – O que o fez parar de mexer com seriados(tokusatsu) e desenhos japoneses?

Toshi - l) Falta de espaço na tv 2) Invasão de produtos como brinquedos de Paraguai/China, e consequente enfraquecimento e desinteresse dos fabricantes nacionais. 3) O valor do contrato com as empresas japonesas estavam muito inflacionada.



Guedes – O Sr. tem interesse de voltar a trabalhar com essas séries? Não só com as antigas, mas com as novas também? Algo como trabalhar com um novo “Jaspion”, um novo “Changeman” e voltar com os brinquedos e circo shows?

Toshi - Por enquanto não, quem sabe num próximo futuro quando mudar este quadro atual.

Guedes – O senhor não pensa em tentar inserir essas series na programaçao da Rede TV? No começo dessa emissora eles exibiram dois seriados da tikara filmes, demonstrando interesse em coloca-los em sua programaçao. Mas teve o problema com os direitos que o senhor nao havia vendido a eles. O senhor nao acha que recontratar com a toei algumas series e oferecê-las à Rede Tv não daria bons frutos?

Toshi – Para a recolocação dos filmes, necessitamos de várias situações: a) interesse da emissora em exibir com regularidade b) interesse de fabricantes de vários produtos c) reprisar significa pagar novamente a parte do detentor dos direitos (Toei Co), sem saber se haveria sucesso.

Guedes – O Sr. ainda tem os direitos de alguma série? Quais?

Toshi - Hoje preciso checar nos contratos quais estão validados,mas tenho o direito preferencial de todos que eu exibi.


 

Guedes – O gênero SUPER SENTAI, nome este atribuído a séries com esquadrão colorido, vide Changeman, Flashman e Maskman foram compradas pela Disney. Logo as novas séries super sentai produzidas no japão são adaptadas e transformadas em POWER RANGERS. O Sr.saberia dizer se mesmo com o contrato existente com a disney, a TOEI venderia um seriado super sentai original para o Brasil?

Toshi - Não, uma vez vendido o direito mundial, você terá que procurar pelo atual detentor.

Guedes – Ainda na época da Manchete, por que o Sr. desistiu de trabalhar com os tokusatsus e partiu para os animes? Vide Shurato e YuYu Hakushô.

Toshi - É simples,o estilo tokusatsu estava na linha decadente e os animês em alta.

Guedes – Em 2004 YuYu Hakushô foi relançado no brasil por uma outra empresa. Alguém chegou a lhe procurar para negociar os direitos de dublagens ou mesmo das versões em Português das músicas da série?

Toshi - Não

Guedes – Muitos fãs pensam (sonham) em seguir seus passos e criar uma nova “Everest Vídeo”. O problema são os valores de importação das séries. O Sr teria uma estimativa atualizada de quanto custaria em media para se importar por exemplo UM dos seriados que o Sr importou nos anos 80/90 ?

Toshi - Imagino que um seriado de 50 episódios custaria hoje no contrato/advance em torno de US$300.000 mais royalties.


Guedes – E pra finalizar, o Sr. se arrepende de ter feito ou de não ter feito alguma coisa em relação a essas séries? Qual balanço você faria da sua trajetória como empresário desse meio? Que conselho você daria para uma pessoa caso ela queira entrar nesse mundo de negócios para trabalhar com essas séries?

Toshi - Trabalhar não significa divertir e que isto termine em sucesso do negócio, vocês mesmos sabem que até uma empresa gigante como era Saban Entertainment quebrou. Para época o Jaspion e Changeman foi bom, será que vai ser bom de novo? Ou temos outros tipos de negócios mais interessantes para o mundo atual? De arrependimento não tenho nada, foi muito bom e excitante!

Abraços e muito obrigado pelo carinho de vocês.

Toshi.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

EXCLUSIVO - ENTREVISTA COM NELSON AKIRA SATO!

Com total exclusividade apresento para os Tokufãs uma entrevista inédita com Nelson Akira Sato,dono da SATO CO.Foi com muito carinho que Nelson Sato me cedeu essa entrevista.

Acompanhem:


LUIZ GUEDES - Como e quando surgiu o seu interesse em trabalhar com séries japonesas? O Sr.diria que foi influenciado pelo sucesso do Toshihiko Egashira,da EVEREST VIDEO/TIKARA FILMES?

NELSON SATO - MINHA HISTORIA SE CONFUNDE MUITAS VEZES COM A DO TOSHI, QUE ERAMOS JOVENS ORIENTAIS NO MERCADO DE VIDEO, PRIMEIRO COMO DONOS DE LOCADORAS, DEPOIS COMO DISTRIBUIDORA. NA REALIDADE FUNDEI A BRAZIL HOME VIDEO EM 1985 E FOMOS OS PRIMEIROS A NEGOCIAR COM A TOEI CO., LTD E A LANÇAR DESENHOS NO BRAZIL, INCLUSIVE ANTES DA DISNEY. ISTO FOI EM 1985. TROUXE NESTA EPOCA ALGUNS DESENHOS LONGA METRAGEM. DEPOIS DA MINHA VOLTA DESTA MINHA PRIMEIRA VIAGEM DE NEGOCIOS AO JAPAO, RECEBI A VISITA DO TOSHI QUE TAMBEM ME DISSE QUE IRIA COMECAR UMA DISTRIBUIDORA E GOSTARIA DE SABER COM QUEM EU NEGOCIAVA NA TOEI, ETC. COMO AMIGO LHE DEI AS INFORMAÇÕES E DEPOIS DISTO O TOSHI VIAJOU E TAMBEM COMPROU PRODUTOS NA TOEI.




GUEDES- Com o sucesso das séries do Toshi,varias empresas tentaram lucrar com esse novo mercado.Empresas e mais empresas correram para pegar os direitos de várias séries.Na época,o Toshi tentou frear isso.Mas algumas empresas conseguiram comprar os direitos via outros países!Houve alguma série da TOEI ANIMATION que o Sr. quis comprar,mas não conseguiu?Por isso recorreu para series da TOHO COMPANY,no caso,os CYBERCOPS?



SATO- NESTA VISITA DO TOSHI, FALEI A ELE QUE FIQUEI MUITO IMPRESSIONADO COM O SUCESSO DE SERIADOS LIVE-ACTIONS (TOKUSATSU) NO JAPAO, EM ESPECIAL JASPION QUE ESTAVA NO AR NAQUELE ANO, COM DIVERSOS BRINQUEDOS E PARQUES TEMATICOS, SHOWS, ETC...FALEI PARA ELE: IMAGINA SE ISTO EXISTISSE NA NOSSA INFANCIA, QUANDO GOSTAVAMOS DE "NATIONAL KID", "ULTRAMAN"!ACHO QUE O BATE PAPO COM O TOSHI O INCENTIVOU TAMBEM NESTA IDEIA.COMO A TOEI ACABOU FAZENDO NEGOCIOS COM O TOSHI NUM PROJETO QUE EU TAMBEM HAVIA IMAGINADO,ACABEI FICANDO CHATEADO NA EPOCA COM O TOSHI E TOEI E FUI ATRAS DA TOHO PARA FAZER O MESMO NEGOCIO, COM UM PRODUTO NOVO: CYBERCOP.



GUEDES- Conte-nos sobre o Show dos Cybercops.Como surgiu a idéia de se fazer shows com os herois no brasil?Foi difícil conseguir trazer as armaduras para o brasil?

SATO- A IDEIA NÃO ERA ORIGINAL. NO JAPAO JA SE FAZIAM SHOWS COM OS PERSONAGENS. O CIRCO FOI UMA ADAPTAÇÃO DESTE TIPO DE EVENTO NO BRASIL, INCLUSIVE PARA POPULARIZAR OS PERSONAGENS. NESTE PONTO O TOSHI TAMBEM JA TINHA FEITO COM SEUS SERIADOS E TAMBEM MOSTROU SER EFICIENTE.TRAZER AS VESTIMENTAS NAO FOI FACIL, POIS TIVEMOS QUE NEGOCIAR COM A PRODUTORA E DISTRIBUIDORA,ALEM DO PROBLEMA DE PESO. FORAM MAIS DE 600 KGS DE VESTIMENTAS!



GUEDES- Quem escreveu e quem dirigiu o show dos cybercops?Porque não mantiveram as vozes originais,os mesmos dubladores,na hora de montar o show?Por quanto tempo durou o show e porque não houveram turnês pelo brasil?

SATO- QUEM ESCREVEU FOI JULIO KISHINAMI FILHO E QUEM DIRIGIU FOI ADRIEL DE ALMEIDA.NÃO USAMOS AS VOZES ORIGINAIS POR PROBLEMAS COM OS DUBLADORES, QUE ALEM DE PEDIREM MAIS DO QUE A TABELA NORMAL DE DUBLAGEM, QUERIAM PARTICIPAÇAO NA BILHETERIA. NAO ACHEI CORRETO E COLOQUEI OUTRAS VOZES.A TURNE FICOU SOMENTE NO ESTADO DE SP, DEVIDO A CUSTOS.


GUEDES- Na época da exibição dos Cybercops na Rede Manchete,a serie era constantemente reprisada.A emissora exibia a série do episodio 1 ao 10,depois reprisava novamente e exibia do 1 ao 11,depois do 1 ao 12,1 ao 13 e assim sucessivamente.Essa foi uma estratégia/imposição sua para que a série pudesse durar mais tempo no mercado?

SATO- FOI. COMO A SERIE TINHA SOMENTE 34 EPISODIOS, USEI DESTA TÉCNICA PARA ESTICAR A VIDA DA SERIE. APESAR DAS CRITICAS, ACHO QUE FUNCIONOU.

GUEDES- Porque,mesmo com o sucesso da série dos cybercops,os últimos episódios não foram exibidos na extinta rede manchete?

SATO- ESTA FOI UMA ESTRATEGIA DE MARKETING PARA GERAR COMENTÁRIOS E DESEJO...FUNCIONA ATE HOJE!LOGO CYBERCOP TERIA CONDIÇOES DE RETORNAR COM MUITOS AINDA DESEJANDO VER O FINAL!



GUEDES- Ano passado surgiu um video de um fã,RODRIGO IDALINO,vestindo as armaduras originais dos cybercops!Tal vídeo fez bastante sucesso na internet!Agora eu lhe faço a seguinte pergunta;Porque as armaduras estão em um estado lastimavel?Capacetes quebrados,botas moídas,peças faltando!Porque não houve um cuidado maior em se conservar essas armaduras?O Sr. as venderia ou alugaria para eventos de anime/tokusatsu?Porque não as reforma?

SATO- COMO VC SOUBE, TROUXE AS VESTIMENTAS ORIGINAIS USADAS NO FILME, LOGO JA VIERAM USADAS E COM DESGASTES. QUANDO FIZEMOS OS SHOWS NO BRASIL OCORRERAM MAIS DESGASTES E MÁ MANUTENÇÃO (UM DOS MOTIVOS QUE TBEM ME FIZERAM DESISTIR DA CONTINUIDADE DOS SHOWS).A FASE QUE PENSEI EM VENDER JA FOI. AGORA VOU DEIXAR PARA MEU ARQUIVO PESSOAL.



GUEDES- Em entrevista,Rodrigo Idalino disse que o Sr. ainda guarda muitas coisas relacionadas a série dos Cybercops.O que mais chamou a atenção dos fãs foi a presença de bonecos originais japoneses em sua casa.Na época havia interesse seu em trabalhar com produtos importados?

SATO- SIM. A IDEIA ERA IMPORTAR OS BONECOS PRODUZIDOS PELAS FABRICAS JAPONESAS QUE TINHAM UMA QUALIDADE INCOMPARÁVEL, MAS INFELIZMENTE OS CUSTOS NA EPOCA INVIABILIZARAM A IDEIA....



GUEDES- O Sr. ainda possui os direitos de series como Cybercops,Super Human Samurai,Ultraman,National Kid?

SATO- REPRESENTO ALGUMAS SERIES E TENHO O PRIMEIRO DIREITO A RENOVAÇÃO DE OUTROS!


GUEDES- Em 95/96 o que o levou a trabalhar com séries tão antigas,como ultraman e National Kid?

SATO- O MERCADO DE SAUDOSISMO. DA MESMA FORMA QUE HOJE OS FÃS SENTEM SAUDADES DO CYBERCOP, MINHA GERAÇÃO SENTIA SAUDADES DE NATIONAL KID E ULTRAMAN!



GUEDES- Na sua visão de empresário,qual o fator que levou o gênero Tokusatsu a cair em decadência?

SATO- TUDO QUE É DEMAIS CANSA. DEVIDO AO SUCESSO QUE OBTIVEMOS , TODAS EMISSORAS BUSCARAM POR SERIADOS JAPONESES! TEVE ANO QUE TINHAMOS 13 SERIADOS NO AR!ACABOU DESGASTANDO O PRODUTO...

GUEDES- A série dos Cybercops conseguiu fazer milhares de fãs pelo brasil.Mesmo fora da mídia a anos ela ainda é cultuada por diversas pessoas,com comunidades no orkut com mais de 60 mil menbros!Porque o Sr. não volta a trabalhar com ela novamente?Existe alguma possibilidade do lançamento dessa série em DVD?Caso o Sr. não tenha interesse,venderia os direitos da dublagem para terceiros?

SATO- SIM , EXISTE A IDEIA DE LANÇAR EM DVD, MAS AINDA SEM DATA DEFINIDA...A PIRATARIA É MUITO ALTA E O INVESTIMENTO ELEVADO!


GUEDES- Na época que adquiriu os direitos dos Cybercops,porque o Sr. não comprou os episódios 35,36 e os especiais para vídeo?

SATO- PARA MIM NÃO FAZIA SENTIDO COMPRAR EPIS QUE ERAM "OS MELHORES MOMENTOS"...PENSEI TB EM FAZER O MESMO COM O PROGRAMA NO BRASIL, USANDO A APRESENTADORA NA EPOCA E TB RECEBER CARTAS, FAZER COMENTARIOS, ETC...



GUEDES- Conte-nos como os dois últimos episódios DUBLADOS,nunca antes exibidos na TV,foram liberados para os fãs.O sr. cedeu uma cópia dos últimos episódios para alguém?

SATO- DE TANTO OS FÃS ME PEDIREM, NUMA EPOCA RESOLVI ATENDER O PEDIDO E LIBEREI UM VHS....DEVE SER ESTE QUE ALGUNS JÁ PUDERAM VER...

GUEDES- É sabido que as séries vinham em pelicula que depois de dubladas passavam para fitas beta MASTERS.o Sr. ainda guarda todos esses materiais?Qual o real estado desses materiais de séries como Cybercop,National Kid,Ultraman,Super Humam samurai,Samurai warriors?

SATO- AS SERIES VINHAM EM FITAS BETA, UMATIC, OU 1 POLEGADA, NAO EM PELICULA!SIM AINDA GUARDO AS MASTERS E ESTÃO EM PERFEITO ESTADO DE USO!



GUEDES- Como empresário,o Sr. acha que séries consagradas como Cybercops.Jaspion,Changeman,Black kamen rider e etc.trariam retorno caso fossem lançadas em DVD?Acredita no potencial delas nos dias de Hoje?O Sr. acha que existe mercado para isso,nem que seja apenas em DVD?

SATO- SIM, SEM DÚVIDA!



GUEDES- Em meados do ano 2000,estreava na CNT o programa Sessão Super-Herói!Como surgiu esse projeto?O Sr. bancou sozinho a produção desse programa?É verdade que a apresentadora era a sua filha?Porque o programa não vingou?

SATO- COM A FALENCIA DA TV MANCHETE , FOMOS BUSCAR OUTRAS EMISSORAS PARA DAR CONTINUIDADE AO NOSSO TRABALHO E ACABAMOS FAZENDO ESTE PROGRAMA. BANQUEI SIM O PROJETO E A APRESENTADORA ERA MINHA FILHA: JACQUELINE SATO. O PROGRAMA NÃO FOI EM FRENTE PORQUE A COBERTURA DA CNT ERA BAIXA...EM SP VIROU UHF (TINHAM ENCERRRADO A PARCERIA COM A GAZETA...) E NÃO HOUVE RETORNO COMERCIAL...


GUEDES- Em 1985,quando o Toshi saiu do brasil e foi para o japão como bolsista e se interessou em relançar o gênero Tokusatsu por aqui,várias empresas não acreditavam no potencial das séries que ele queria trazer!Diziam que elas eram um "National Kid moderno" e que essas séries não iriam mais vingar.O Toshi acreditou e trouxe essas séries sozinho.Em pouco tempo elas estouraram na televisão!O Sr. não acha que estamos vivendo uma época parecida?O Sr. não pensa em trazer um novo Jaspion, um novo Cybercop para o brasil?Series desse gênero ainda fazem sucesso lá fora e já são conhecidas entre os fãs que baixam as novas produções via internet.Porque não trazer as novas produções japonesas desse gênero?

SATO- DEPENDE SEMPRE DAS OPORTUNIDADES E SENSIBILIDADE INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE DAS TVS..


GUEDES- O gênero SUPER SENTAI,nome este atribuído a series com quinteto colorido,vide changeman, flashman e maskman foram compradas pela Disney.Logo as novas séries super sentais produzidas no japão são adaptadas e transformadas em POWER RANGERS.O Sr.saberia dizer se mesmo com o contrato existente com a disney,a TOEI venderia um seriado super sentai original para o Brasil?

SATO- A PRIORIDADE DEPOIS DO SUCESSO POWER RANGER É DA DISNEY, QUE COMPRA OS DIREITOS MUNDIAIS!




GUEDES- Com o sucesso da adaptação dos Power rangers em 93 pela SABAN ENTERTENIMENT,várias outras séries japonesas foram adaptadas e refeitas nos moldes do padrão americano.O Sr. adquiriu SUPER HUMAM SAMURAI,que é uma adaptação americana da série japonesa GRIDMAN.Porque o Sr. não trouxe a série original,no caso,GRIDMAN?Houve algum impedimento?

SATO- DA MESMA FORMA, A DIC INC DOS EUA ADQUIRIU OS DIREITOS MUNDIAIS DO GRIDMAN. QUANDO QUIS COMPRAR, TIVE QUE NEGOCIAR E COMPRAR A VERSAO AMERICANIZADA.


GUEDES- Atualmente você adquiriu o anime Let's & Go!O que o levou a trazer esse anime? Qual o retorno que você espera com esse novo projeto?E quais os seus projetos futuros?

SATO- ACREDITO QUE O ANIME TENHA BOM PENTENCIAL POR SER LIGADO A CARROS, JA´QUE DESDE SPEEDY RACER NAO SE VIA ALGO NESTE SEGUIMENTO.PROJETOS FUTUROS? ISTO É SEGREDO COMERCIAL!!! O ATUAL ESTA SENDO NARUTO NO SBT!
GUEDES- E pra finalizar,o Sr. se arrepende de ter feito ou de não ter feito alguma coisa em relação a essas séries?Que balanço você faria da sua trajetória como empresário desse meio? Que conselho você daria para uma pessoa caso ela queira entrar nesse mundo de negócios para trabalhar com essas séries?

SATO- NAO ME ARREPENDO DE NADA. ME SINTO MUITO FELIZ EM VER QUE UM TRABALHO QUE FIZEMOS - TOSHI E EU - ACABAMOS DESENVOLVENDO PRIMEIRO AQUI NO BRASIL, ALGO QUE SOMENTE DEPOIS A SABAN FEZ.TROUXEMOS UM POUCO DA CULTURA CONTEMPORANEA DO JAPAO E QUE HOJE DIVERSOS SEGUIMENTOS SEGUIRAM.DESDE EVENTOS (ANIMECON, ANIMEFRIENDS, ETC), PRODUTOS LICENCIADOS, SEGUIMENTOS EM TVS A CABO(JETIX, ETC), DVDS, REVISTAS E EDITORAS, ETC...REALMENTE GRATIFICANTE...AOS QUE PRETENDEM INICIAR, MEU CONSELHO: ACREDITEM EM SEUS SONHOS E LUTEM PARA REALIZAR!

Fiquem de olho pois em breve irei publicar mais uma entrevista!

-LUIZ GUEDES-


segunda-feira, 18 de junho de 2007

ENTREVISTA DO ADRIEL AGORA NO YOUTUBE




ENTREVISTA COM ADRIEL DE ALMEIDA AGORA NO YOUTUBE!


Pra quem não viu a entrevista na TV CAPRICORNIO poderá assisitir pelo youtube.A entrevista está dividida em 4 partes.Eu fiz uma edição especial com direito a abertura e encerramento.Espero que gostem.Aguardem mais novidades!!!!

ENTREVISTA COM ADRIEL DE ALMEIDA:









Abraços!


-LUIZ GUEDES-


sábado, 5 de maio de 2007

ENTREVISTA COM ADRIEL SERÁ REPRISADA POR MAIS UMA SEMANA!!!!

Será reprisada por mais uma semana a entrevista com o ADRIEL DE ALMEIDA,o Jaspion brasileiro.O Bate-papo foi gravado no último dia 26/04/07 e exibido durante a semana passada!!!
Pro pessoal que não conseguiu assistir ou pra quem quiser rever a entrevista fica a dica!Foi com muito bom humor e descontração que o Nelson Machado conduziu a entrevista.Nela o Adriel conta como tudo começou.Como ele foi escolhido para ser Jaspion,quais as pessoas envolvidas nos shows,além de contar curiosidades e responder as dúvidas dos internautas.Quem viu adorou!!!

Para verem a entrevista basta acessar o site da emissora: www.tvcapricornio.com.br .Será exibido durante toda a semana,sempre ás 7h e ás 19h.





Abraços!!!!










-LUIZ GUEDES-